Pedra do Pontal

  Endereço  Av. Lúcio Costa & Estrada do Pontal , Recreio – RJ
  Distância Total  Menos de 1km
  Tempo Total  30 min
  Elevação Máxima  –
  Nível do Trajeto  Leve

 

 

 


>A CHEGADA

       A Pedra do Pontal está localizada entre as Praias da Macumba e do Recreio, no encontro da Estrada do Pontal com a Av. Lúcio Costa, no bairro do Recreio, no Rio de Janeiro.

       Pra chegar até lá,a melhor opção é pegar a Av. Lúcio Costa, que beira as praias da Barra e do Recreio. A avenida termina exatamente na altura da Pedra do Pontal. Uma opção é utilizar a linha de ônibus 302 que vem da Tijuca e vai pela orla da Barra e Recreio.

       Próximo à Pedra tem um estacionamento que, em dias de sol e nos fins de semana costuma lotar. Então, se for de carro procure chegar muito cedo.

>A TRILHA

       Para iniciar a trilha é preciso se dirigir até a base da Pedra, atravessando a areia da praia até próximo a sua costa e subi-la. Não se preocupe, pois a aderência da rocha é boa dá até pra ficar de pé. A partir daí a subida será toda no meio das rochas, sendo necessário o auxílio das mãos em algumas partes.

     A trilha é bem curta, mas cansativa – principalmente se estiver calor, pois a exposição ao sol é intensa (não esqueça de levar água e protetor solar!). Basta seguir subindo em direção ao topo. 

     O único ponto que merece uma atenção especial é já próximo ao topo. Em determinado momento dá pra ver de longe uma corda presa à rocha acima à esquerda. Vá em direção a ela.  Nesse momento é bom ter um pouco de cuidado pra subir. A corda só serve pra passar por uma pequena parte mais íngreme, mas nada que assuste. Basta um pouco de força nos braços.

      Passado esse ponto, em mais alguns metros se alcança o topo da Pedra do PontalA vista é incrível. À direita, toda a extensão da praia do Recreio, Reserva e Barra da Tijuca, com a Pedra da Gávea ao fundo (visível em dias de céu limpo); à esquerda a Praia da Macumba, Prainha mais ao fundo e bem distante a Pedra da Tartaruga e Pedra do Telégrafo em Barra de Guaratiba;  

>CONSIDERAÇÕES FINAIS

-> Por ser uma trilha de fácil acesso e tranquila de ser feita, não há qualquer dificuldade em encontrar o caminho correto, por isso não utilizamos mapa ou GPS.

-> O local, apesar de ser bem movimentado, não possui qualquer tipo de segurança e não é raro a presença de pichadores e delinquentes no local. Tentativas de furto não são incomuns. Evite ir sozinho e preste atenção em como está o movimento na trilha. Se estiver muito deserto ou suspeitar de algo ou alguém deixe pra subir em outra oportunidade. 

-> Há uma  gruta chamada de Gruta da Velha. Trata-se apenas de uma cavidade na rocha utilizada pra diversos fins lamentáveis e não é raro encontrar lixo e fedor de urina. Não recomendo ir, não vale a pena.

 

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2015

2 thoughts on “Pedra do Pontal”

Deixar uma resposta

All original content on these pages is fingerprinted and certified by Digiprove
Por favor, aguarde...

Junte-se a nos!

Deixe seu nome e e-mail pra que possamos enviar todas as novidades do nosso site, (relatos de trilhas, cachoeiras, dicas sobre viagens e muito mais) assim que forem sendo publicadas!! Siga também nosso instagram - @trilhasecachoeiras - e nos envie suas fotos...toda semana publicamos o \"destaque da semana\". Grande Abraço!
Translate »