♣ Conheça a Pedra do Telégrafo, conhecida por conta das fotos que viralizaram nas redes sociais de pessoas fingindo estar penduradas no precipício na ponta da Pedra da Bigorna, uma das atrações do local.
A Pedra do Telégrafo está inserida no Parque Estadual da Pedra Branca, uma das maiores florestas urbanas do mundo. O local ainda abriga outros atrativos como as Praias Selvagens de Guaratiba e a Pedra da Tartaruga.
♦ Tudo sobre a trilha da Pedra do Telégrafo
» Onde começa a trilha da Pedra do Telégrafo
A trilha da Pedra do Telégrafo começa no meio das casas de moradores em Barra da Guaratiba. Dá para ir andando tranquilamente, mas são muitas ladeiras e vielas. O mais fácil é pegar um moto táxi na pracinha central (clique no nome para ir para o GPS), mas se preferir andar clique aqui para conferir como chega lá. No local tem vários estacionamentos pagos.
Para quem for utilizar o transporte público, recomendo o aplicativo MOOVIT, que apresenta as melhores linhas e rotas. Para acessar o aplicativo direto nessa rota, clique aqui. Fique ligado que chegar lá de ônibus é complicado e cansativo. Será preciso pegar mais de um ônibus.
A trilha começa após uma placa indicando “Telégrafo” bem próximo a uma corrente que impede a subida de carros.
» Como fazer a trilha da Pedra do Telégrafo
Localização (clique no link) Entrada da Trilha Distância total (ida e volta) 2,3 km Duração total (ida e volta) 1h 30min Elevação máxima 345 metros Nível de dificuldade Moderado
A trilha é bem tranquila — mas pode ser desgastante por conta da exposição ao Sol — muito bem sinalizada e demarcada; Já próximo ao fim da trilha, tem uma pedra que serve de mirante e permite uma visão privilegiada da região;
Seguindo por mais alguns metros tem uma placa indicando que você chegou à Pedra do Telégrafo, uma rocha arredondada à direita com a bandeira do Brasil no topo. No entorno da Pedra do Telégrafo existem algumas outras pedras mais baixas, como a famosa Pedra da Bigorna — ou Pedra do Cavalo —, que erroneamente é compartilhada como sendo a verdadeira Pedra do Telégrafo, confusão causada porque essa pedra se tornou a atração principal da trilha, de onde as pessoas tiram fotos se pendurando como se estivessem num abismo. Aliás, o local costuma ficar lotado, com enormes filas para tirar fotos, como podem ver nas imagens abaixo:
Sem dúvidas, a vista mais bonita é a do mirante que fica atrás da Pedra do Telégrafo — a verdadeira. Para chegar lá, tem que contornar a enorme rocha por uma trilha à direita. Dá um confere nas fotos animais que tirei de lá:
A vista lá de cima é incrível; uma visão privilegiada das Praias Selvagens de Guaratiba, Praia de Grumari e, também, de pontos mais distantes como as Pedra do Pontal e Pedra da Gávea; De lá também da para ver a Restinga do Marambaia, uma das maiores praias do litoral brasileiro.