♣ Conheça a Cachoeira de Vargem Grande, uma verdadeira joia, bem guardada no meio da exuberante natureza que existe em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A Cachoeira da Mucuíba tem esse nome em homenagem à Estrada da Mucuíba, que leva até o início da trilha, mas é popularmente conhecida como Cachoeira de Vargem Grande e é esse nome que utilizaremos aqui. O local faz parte do Parque Estadual da Pedra Branca, que abriga uma das maiores florestas urbanas do mundo.
♦ Tudo sobre a trilha da Cachoeira de Vargem Grande
» Onde começa a trilha da Cachoeira de Vargem Grande
Se estiver de carro, clique aqui. Esse link abrirá seu aplicativo de navegação com a rota já programada para o posto avançado do PEPB, em Vargem Grande. A partir daí, somente é permitido o acesso a pé (caso não tenha aplicativos para essa finalidade, recomendo baixar Waze ou Google Maps).
Esse posto avançado conta com uma guarita e um portão de entrada. Para quem estiver de carro será necessário subir pela Estrada Mestre Waldomiro e parar antes da entrada. Para quem for a pé, a subida é pela Estrada do Mucuíba, que fica fechada para acesso de veículos de pessoas que não morem lá.
Para quem for utilizar o transporte público, recomendo o aplicativo MOOVIT, que apresenta as melhores linhas e rotas. Acesse o aplicativo direto nessa rota, clicando aqui. Após chegar lá será necessário subir a Estrada do Mucuíba.
» Como fazer a trilha da Cachoeira de Vargem Grande
Localização (link clicável) | Entrada do parque |
Distância total | 3 km |
Duração total | 1h 30 min |
Nível de dificuldade | Leve |
A trilha começa logo após a guarita. O caminho é bem demarcado, mas não há sinalização alguma, portanto fique bem atento para não se perder.
O primeiro trecho é bem curto. Tem uma pequena bifurcação à direita que leva para dentro da mata. Ignore. Nesse ponto, continue reto, descendo por uma estradinha de concreto feita para a passagem de veículos. Chegando ao fim dessa descida, tem uma placa à direita. A trilha para as cachoeiras é por ali. A distância dessa placa até o primeiro poço é muito pequena, algo em torno de 5 minutos.
Esse primeiro poço tem uma queda bem pequena, mas um amplo espaço para relaxar. A maioria das pessoas costuma ficar por ali mesmo, por conta da facilidade.
Para chegar na próxima cachoeira basta seguir pelas pedras, mantendo-se sempre à direita do poço. Em determinado momento já da para ver a continuação da trilha, indo para dentro do mato. Esse segundo trecho é uma trilha leve, que dura cerca de 25 a 40 minutos dependendo do seu ritmo e termina no segundo poço.
A cachoeira tem um “tobogã” natural por onde dá para deslizar até o poço. As pessoas que fugiram do primeiro poço, que costuma ficar bem movimentado, preferem ficar nessa cachoeira, mas, se para você ainda não é o bastante, dá para continuar.
Para chegar no terceiro e último poço, com a melhor queda, basta cruzar o poço da cachoeira do tobogã e entrar numa trilha que se forma do outro lado. Daí em diante, fica um pouco mais complicado porque, apesar de curta, essa trilha tem muitas bifurcações. A dica é seguir sempre próximo ao rio — atente-se para o som das águas — sempre escolhendo à esquerda nas bifurcações até chegar a uma abertura, à esquerda; A queda da cachoeira, apesar de pequena, é bastante volumosa. O banho bale a pena.
2 comentários
Excelente explicação, não sabia como me orientar de ônibus
Agradeço o feedback!!! Ficamos felizes em ajudar!