♣ Conheça o Alto Mourão ou Pedra do Elefante, ponto mais alto do Parque Estadual da Serra da Tiririca e de toda Niterói.
O Alto Mourão, conhecido como Pedra do Elefante, pela semelhança com o animal, fica localizado no Parque Estadual da Serra da Tiririca, Unidade de Conservação Ambiental se estende pela região oceânica de Niterói e parte de Itaipuaçu, em Maricá;
♦ Tudo sobre a trilha da Pedra do Elefante
» Onde começa a trilha da Pedra do Elefante
Se estiver de carro, clique aqui. Esse link abrirá seu aplicativo de navegação com a rota já programada para o início da trilha (caso não tenha aplicativos para essa finalidade, recomendo baixar Waze ou Google Maps).
Para quem for utilizar o transporte público, recomendo o aplicativo MOOVIT, que apresenta as melhores linhas e rotas. Acesse o aplicativo direto nessa rota, clicando aqui.
A trilha começa a alguns metros de distância do mirante onde as pessoas costumam estacionar o carro. Logo na entrada dela, tem uma grande placa do parque no local com informações sobre o atrativo.
» Como fazer a trilha da Pedra do Elefante
Localização (clique no link) Início da trilha Distância total (ida e volta) 4 km Duração total (ida e volta) 2 horas Elevação máxima 412 metros Nível de dificuldade Moderado
A trilha vai variando entre subidas e descidas moderadas; é bem demarcada, mas algumas bifurcações desativadas podem acabar confundindo os mais desatentos — evite as trilhas fechadas com troncos e galhos e, na dúvida, mantenha-se sempre à esquerda!
O trajeto inteiro leva em torno de 45 minutos a 1 hora num ritmo bom. Durante o caminho há diversos mirantes com vista para o Costão de Itacoatiara, Praia de Itacoatiara e Praia de Itapuaçu.
Na parte final da trilha, já bem próximo ao topo, há um trecho longo de “escalaminhada” em rochas (alguns dizem que parece uma versão miniatura da temida carrasqueira, na Pedra da Gávea). Poucos metros acima, está o cume, com seus 412 metros de altitude (maior pico de Niterói). A vista para Praia de Itapuaçu é incrível, especialmente quando a água tá cristalina. Ao fundo dá para ver Saquarema.