Morro do Anhanguera

Morro do Anhaguera
  Endereço  Floresta da Tijuca – Alto da Boa Vista, Rio de janeiro/ RJ
  Distância Total  4,5 km
  Tempo Total  2 horas
  Elevação Máxima  817 metros
  Nível do Trajeto  Leve/Moderado

 

 

 

 


>A CHEGADA

         A entrada da Floresta da Tijuca está localizada na Praça Afonso Vizeu, no Alto da Boa Vista, no meio do caminho entre Tijuca e Barra da Tijuca, próximo ao Corpo de Bombeiros. A melhor forma para se chegar até lá é indo de carro, pois, via  ônibus, é necessário percorrer uma grande distância de subida dentro do Parque (outra opção é ir de bicicleta). Para quem for de ônibus, as linhas que passam por lá são 301, 302 e 345.

      Já dentro do Parque, o primeiro estacionamento que será avistado é o que fica em frente à Cascatinha Taunay*, uma das atrações do Parque. Vale a pena dar uma parada pra aprecia-lá. Logo adiante há uma placa indicando a entrada para o estacionamento do Playground, onde fica o início da trilha para a Pedra do Conde. (A trilha tem início numa pequena escadaria escondida próximo às churrasqueiras)

OBS: A área possui churrasqueiras (A utilização delas é por ordem de chegada. Portanto, se deseja programar um evento lá, chegue muito cedo!) Lembrando que o Parque abre às 8h.

>A TRILHA

       A maior parte da trilha é bem leve e exige pouco esforço, com pequenas subidas e descidas. Quanto à orientação não há muita dificuldade, pois a trilha é bem sinalizada, com placas nas bifurcações. 

     Logo no início da trilha há uma bifurcação na qual devemos seguir à esquerda em direção à Pedra do Conde*. O caminho à direita leva até os Morros do Areão e Alto da Bandeira*, com seus respectivos 558 m e 563 m.

Placa

        Seguindo adiante nos deparamos com outra bifurcação. Até esse ponto a trilha é a mesma que leva até a Pedra do Conde. Para seguir até o nosso destino devemos continuar em frente em direção ao Mirante do Excelsior (o Morro do Anhanguera está localizado próximo à estrada do Excelsior que termina no mirante de mesmo nome)

Placa

       A trilha continua bem leve até o topo do Morro. Um pouco antes há uma placa indicando “Saída” à esquerda. Essa trilha secundária leva até a Estrada do Excelsior. De lá é possível seguir para o Mirante do Excelsior ou retornar para o playground completando um circuito. (O mapa ilustrativo que disponibilizaremos ao fim do artigo será muito útil para se guiar corretamente)

     Seu topo foi remanejado de forma que há uma área plana extensa coberto por árvores de eucalipto. Isso é bem curioso, pois diverge do restante da vegetação do Parque que é composta por vegetação típica de Mata Atlântica. Em razão disso há pouca ou quase nenhuma abertura que possibilite uma boa visão da cidade. Mas em alguns clarões é possível avistar a Zona Norte e Pico da Tijuca e Tijuca Mirim.

Vista do topo do Morro do Anhanguera
Vista do topo do Morro do Anhanguera

>CONSIDERAÇÕES FINAIS

      Abaixo disponibilizo algumas considerações e curiosidades sobre locais visitados e citados:

Parque Nacional da Tijuca (PNT): “Localizado no coração do Rio de Janeiro, com acesso pelas Zonas Norte, Sul e Oeste, o Parque Nacional da Tijuca (Parna Tijuca ou PNT) protege a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953 ha de Mata Atlântica. É o Parque Nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de três milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros de todas as idades. 

Dividido em quatro setores – Floresta,Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca, o PNT tem opções de programas para todos os públicos: desde áreas para piquenique e churrascos até voo livre, escalada, trilhas e outrasatividades. Entre os famosos cartões postais do país, estão o Morro do Corcovado, onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Vista Chinesa, a Pedra da Gávea, o Parque Lage e as Paineiras.“. Horário de Funcionamento: 7h às 17h. (Fonte: http://www.parquedatijuca.com.br/)

Se você está interessado em ajudar o meio ambiente, o Parque oferece a oportunidade de qualquer pessoa se inscrever para a equipe de Voluntários do Parque, podendo atuar em diversas atividades semanais em diferentes localidades (Floresta da Tijuca, Corcovado ou Pedra Bonita/Pedra da Gávea) ou em mutirões que ocorrem mensalmente. Para mais informações, acesse o site oficial do PNT (Link acima) ou mande uma mensagem para nós.

Pedra do Conde: Antigamente conhecida como Pedra Redonda, a Pedra do Conde tem esse nome em homenagem a Aymar Marie Jacques Gestas, fazendeiro e comerciante de frutas, vinhos, café e licores exóticos na década de 1810. Dom Pedro I  tornou-se amigo do Conde Gestas, cativado pelos deliciosos morangos de sua propriedade, e também por sua prosperidade comercial. O Conde foi o introdutor do plantio de café que em algumas décadas devastou a floresta da Tijuca, levando ao seu replantio a 150 anos atrás.

Morro do Anhanguera: Também conhecido como Morro do Excelsior pela proximidade à estrada do Exscelsior. Sua vegetação é composta por árvores de eucalipto diferentemente da vegetação tipica de Mata Atlântica presente nos outros setores da Floresta. Possui Altitude de 693 metros.

Morro do Alto da Bandeira: Possui esse nome porque, em seu cume, o Conde Gestas hasteava a Bandeira Nacional Sempre que o Imperador Dom Pedro I vinha visita-lo. (Naquela época devido à devastação da mata era possível avistá-la de longas distâncias). Possui 563 metros de altitude.

Cascatinha Taunay:Formada pela queda das águas do Rio Tijuca (anteriormente chamado de Maracanã-Cachoeira), do Rio Conde e de outros afluentes.Em 1817, o artista Nicolas Antoine Taunay construiu uma pequena casa perto da cascatinha. Encantando com a beleza da queda d’água, pintou belíssimos quadros e tornou-se o grande anfitrião da floresta. A casa de Taunay foi demolida em 1946. No local, foi construído o restaurante Cascatinha, porém, hoje ele está desativado. A edificação está sendo usada como base de apoio da Guarda Municipal“.(Fonte: http://www.parquedatijuca.com.br/)

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2015

Deixar uma resposta

All original content on these pages is fingerprinted and certified by Digiprove
Por favor, aguarde...

Junte-se a nos!

Deixe seu nome e e-mail pra que possamos enviar todas as novidades do nosso site, (relatos de trilhas, cachoeiras, dicas sobre viagens e muito mais) assim que forem sendo publicadas!! Siga também nosso instagram - @trilhasecachoeiras - e nos envie suas fotos...toda semana publicamos o \"destaque da semana\". Grande Abraço!
Translate »