Cachoeira da Gruta

Elevação Máxima  –
  Nível do Trajeto  Leve

>A CHEGADA

A Cachoeira da Gruta* fica na Estrada da Vista Chinesa, pouco antes da guarita de entrada do Parque Nacional da Tijuca – PNT*, no Alto da Boa Vista. Para chegar lá, há duas opções:

A primeira, pelo Jardim Botânico, seguir pela Rua Pacheco Leão, sempre sentido Horto (há placas indicando a direção). Em um determinado momento há uma bifurcação. O ideal é estacionar por ali mesmo e subir por a pé pela direita, entrando na Estrada da Vista Chinesa que sobe em direção ao Alto da Boa Vista (ou então estacionar próximo à Cachoeira do Chuveiro, há aproximadamente 15 minutos – andando – da entrada para a Cachoeira da Gruta).

OBS: As linhas de ônibus 124 / 409 / 416 tem como ponto final a bifurcação de que falamos anteriormente. A partir daí será preciso seguir a pé por aproximadamente 10 minutos.

A segunda opção é pra quem vem da Zona Oeste ou da Zona Norte. Nesse caso será preciso subir o Alto da Boa Vista e seguir até a altura do Corpo de Bombeiros. A partir daí há placas indicando o caminho que leva à Estrada da Vista Chinesa, no sentido Jardim Botânico. Passando por uma guarita de entrada do Parque Nacional da Tijuca, estará no caminho correto. (São muitas curvas, subidas e descidas o que torna o caminho demorado. Por isso recomendo o caminho que segue pelo Jardim Botânico!)

O ponto de referência para a entrada da trilha é uma placa de trânsito de pista compartilhada (amarela) com uma placa “proibido estacionar” logo abaixo, ambas à direita da pista pra quem vem do Horto. A entrada da trilha fica em frente à última casa da Estrada da Vista Chinesa (casa 131).

Entrada da trilha para Cachoeira da Gruta
Entrada da trilha para Cachoeira da Gruta (casa 131 à esquerda / placa de trânsito ao lado da entrada da trilha à direita)

>A TRILHA

A trilha tem início ao lado da placa de sinalização. Logo no início é preciso atravessar uma “valeta” de concreto por onde corre o rio (Não se preocupe! Basta atravessa-lá! É fácil avistar a continuação da trilha do outro lado da “valeta”)

A trilha é curta e bem demarcada e possui sinalização da Trilha Transcarioca (Marcas de Pegada nas cores Amarelo – indicando sentido Zona Sul – e Preto – indicando sentido Zona Oeste). Em alguns minutos você chega até uma bifurcação. A Cachoeira do Gruta fica à direita, seguindo por mais 10 minutos (à esquerda você segue em direção à Cachoeira do Jequitibá).

Chegando próximo à cachoeira, é possível avistá-la de longe: uma bela queda  d´água que surge por entre as paredes de uma gruta (procure ir na época de chuva, pois normalmente essa cachoeira tem uma queda d´água muito fraca). O espaço no entorno da cachoeira é bem amplo e agradável. Vale a pena dar uma relaxada por ali.

Cachoeira da Gruta

OBS: Da Cachoeira da Gruta é possível seguir para a Cachoeira dos Primatas. Basta seguir a sinalização da
Trilha Transcarioca. O trecho tem em torno de 1,5 km e é bem demarcado.

———————————————————————————————————————

“Por fim, um apelo: os frequentadores dessa cachoeira têm feito, nos últimos anos, um esforço descomunal para mantê-la limpa, isto é livre de dejetos e pedaços de plástico, papel ou qualquer outro detrito que não seja parte da natureza. Contribua você também para a continuidade desse esforço coletivo em prol de uma cachoeira da Fenda limpa. Leve todo o seu lixo de volta com você e, na medida do possível, recolha também dejetos eventualmente deixados ali por excursionistas mal educados.”

(Fonte: http://transcarioca.wikiparques.org/mapa/)

>CONSIDERAÇÕES FINAIS*

Abaixo disponibilizo algumas considerações e curiosidades sobre locais visitados e citados:

Parque Nacional da Tijuca (PNT): “Localizado no coração do Rio de Janeiro, com acesso pelas Zonas Norte, Sul e Oeste, o Parque Nacional da Tijuca (Parna Tijuca ou PNT) protege a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953 ha de Mata Atlântica. É o Parque Nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de três milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros de todas as idades.

Dividido em quatro setores – Floresta,Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca, o PNT tem opções de programas para todos os públicos: desde áreas para piquenique e churrascos até voo livre, escalada, trilhas e outrasatividades. Entre os famosos cartões postais do país, estão o Morro do Corcovado, onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Vista Chinesa, a Pedra da Gávea, o Parque Lage e as Paineiras.“. Horário de Funcionamento: 7h às 17h. (Fonte: http://www.parquedatijuca.com.br/)

Se você está interessado em ajudar o meio ambiente, o Parque oferece a oportunidade de qualquer pessoa se inscrever para a equipe de Voluntários do Parque, podendo atuar em diversas atividades semanais em diferentes localidades (Floresta da Tijuca, Corcovado ou Pedra Bonita/Pedra da Gávea) ou em mutirões que ocorrem mensalmente. Para mais informações, acesse o site oficial do PNT (Link acima) ou mande uma mensagem para nós.

Trilha Transcarioca: “A Trilha Transcarioca fortalece a conservação e recuperação dos corredores verdes unindo as principais áreas de Mata Atlântica da cidade. Um caminhante poderá cruzar toda a cidade do Rio de Janeiro por trilhas, saindo da Restinga da Marambaia e chegar até o Pão de Açúcar. Centenas de voluntários acreditam e apóiam a concretização desse grande projeto. Você também pode ajudar a tornar este sonho realidade.” (Fonte: http://transcarioca.wikiparques.org/)

Horto Florestal: “O Horto Florestal é uma área de produção de mudas, principalmente de espécies ameaçadas de extinção e florestais nativas, com ênfase nas oriundas da Mata Atlântica.” (Fonte: http://aplicacoes.jbrj.gov.br/pesquisa/horto/horto.htm)

Vista ChinesaA Vista Chinesa é um mirante em estilo chinês localizado no bairro do Alto da Boa Vista[1] , na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É um importante ponto turístico da cidade. O monumento está localizado dentro da Floresta da Tijuca. (Fonte: www.wikipedia.com)

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2016

Deixar uma resposta

All original content on these pages is fingerprinted and certified by Digiprove
Por favor, aguarde...

Junte-se a nos!

Deixe seu nome e e-mail pra que possamos enviar todas as novidades do nosso site, (relatos de trilhas, cachoeiras, dicas sobre viagens e muito mais) assim que forem sendo publicadas!! Siga também nosso instagram - @trilhasecachoeiras - e nos envie suas fotos...toda semana publicamos o \"destaque da semana\". Grande Abraço!