♣ Veja aqui tudo que você precisa saber antes de ir à São João d´Aliança, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás: destino de natureza exuberante, onde cachoeiras e cânions formam cenários incríveis e a energia nos toca de forma singular.
Dentre os principais destinos de ecoturismo espalhados pelo Brasil, nenhum se destaca tanto por sua energia especial como a Chapada dos Veadeiros. Um destino para quem ama aventura ou, simplesmente, um destino para quem quer a paz e tranquilidade que só uma conexão intensa com a natureza pode oferecer.
A cidade de São João d´Aliança é uma cidade com pouco menos de 20 mil habitantes conhecida como “O portal da Chapada dos Veadeiros“, por ser a primeira cidade por onde passam os turistas que vem de Brasília, antes de chegar à Alto Paraíso. Também é onde fica a Cachoeira do Dragão, uma das mais famosas da Chapada dos Veadeiros.
Continue lendo, mas talvez você se interesse também pelos seguintes artigos:
✦ Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: tudo que você precisa saber
✦ 5 cachoeiras imperdíveis para conhecer na Chapada dos Veadeiros
Já a fama esotérica presente na região é motivada, entre outros fatores, pelo “paralelo 14“, linha imaginária que atravessa Machu Picchu, no Peru, e também corta Alto Paraíso. Além disso, o município está sobre uma enorme placa de quartzo. Segundo os místicos, esses fatores protegem a cidade de desastres naturais e proporcionam boas vibrações. Com isso, centenas de pessoas buscam a região para terapias holistícas e visualização de OVNIs.
Minha primeira viagem para Chapada dos Veadeiros foi muito especial e posso garantir para você, que está planejando e esboçando seu roteiro para a Chapada, é que essa será uma viagem muito especial.
Está decidido a conhecer esse destino? Então vem comigo que vou contar exatamente onde fica e como chegar à São João d´Aliança.
♦ Onde fica e como chegar à São João d´Aliança
A cidade de São João d´Aliança está localizada na Chapada dos Veadeiros, a 152 km de Brasília, no Nordeste de Goiás. A comunidade depende do turismo para sobreviver, principalmente dos visitantes que vão para a Chapada dos Veadeiros visitar as paisagens e cachoeiras da região.
Apesar de parecer um lugar isolado, chegar à São João d´Aliança é mais fácil do que parece. Para quem vai iniciar a viagem de regiões mais distantes, como foi o meu caso, o trecho aéreo é a primeira parte da viagem. O aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros é o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB).
De lá, você ainda precisa percorrer 220 km para chegar a Alto Paraíso de Goiás, a principal porta de entrada para a Chapada dos Veadeiros. Veja as principais alternativas:
» Como ir de carro
Se estiver de carro, clique aqui. Esse link vai abrir seu aplicativo de navegação com a rota já programada para o Centro de Atendimento ao Turista – CAT – de São João d´Aliança (caso não tenha aplicativos para essa finalidade, recomendo baixar Waze ou Google Maps).
✦ Veja também: Aprenda a calcular os custos de uma viagem de carro
Viajar sem carro para a Chapada dos Veadeiros é bem complicado – Acredite! Eu passei por essa experiência. Não há serviço de transporte público, táxi e nem aplicativos, como UBER. A maioria das cachoeiras são bem distantes umas das outras e dos centros urbanos. Dessa forma, a única alternativa, para quem está sem carro é pegar carona.
Continue lendo, mas talvez você se interesse também pelos seguintes artigos:
✦ Como viajar sozinho de carona
✦ Quais são os 3 melhores aplicativos de carona solidária do Brasil?
Os moradores locais costumam dar carona com frequência e existem pontos específicos de carona, mas, ainda assim, dependendo do horário e do número de pessoas no seu grupo, pode se tornar uma tarefa complicada. Além disso, você não vai conseguir seguir seu próprio roteiro. Por isso eu recomendo fortemente que você alugue um carro assim que chegar à Brasília.
✦ Veja também: Chapada dos Veadeiros sem carro: aprenda como se virar
» É possível ir de ônibus até a Chapada dos Veadeiros?
Até Brasília, cidade mais próxima da Chapada dos Veadeiros, sim, é possível ir de ônibus! Várias empresas fazem o trajeto, mas recomendo a BUSER, empresa muito bem avaliada, que tem a vantagem de oferecer mais opções de pontos de embarque/desembarque do que as empresas tradicionais.
Já de Brasília até a Chapada dos Veadeiros, a única empresa de ônibus que faz o trajeto é a REAL EXPRESSO, mas se liga que a disponibilidade nesse trecho não é muito grande, por isso é interessante se programar com antecedência. Além disso, o ponto final fica no centro de Alto Paraíso. Se o seu destino final for São Jorge ou Cavalcante, a opção vai ser procurar caronas ou serviços locais de táxi.
♦ Quando visitar São João d´Aliança
A Chapada dos Veadeiros pode ser visitada durante todo o ano, porém alguns detalhes na previsão do tempo farão toda a diferença na sua experiência por lá. A região é marcada por longos períodos de chuva e seca, o que torna a paisagem e as atrações bem diferentes a depender dos meses do ano.
O ideal é que você pesquise as características de cada estação do ano naquela região. Eu recomendo o site https://pt.weatherspark.com/, que, levando em conta várias informações importantes como umidade, vento, chuva etc, indica a melhor época para se visitar o local – é o que eu venho utilizando faz algum tempo já, com ótimos resultados.
♦ Onde se hospedar em São João d´Aliança
Como disse, os principais atrativos da Chapada dos Veadeiros ficam espalhados por diferentes distritos, estando a maior parte concentrada em Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, São João d´Aliança e São Jorge. Por isso o ideal é dividir a hospedagem entre essas bases para economizar tempo de viagem.
Eu utilizo o Booking.com para pesquisar hotéis, pousadas e albergues nessas regiões.
♦ Onde comer
Eu utilizo o site TRIPADVISOR para pesquisar os restaurantes mais bem avaliados na região – costuma ser muito útil. Os melhores – dentre os que tive a oportunidade de conhecer – são os que oferecem comida caseira, com alimentos típicos da região.
♦ Quando tempo ficar na Chapada dos Veadeiros
Para conhecer as principais cachoeiras e atrações da Chapada dos Veadeiros, o ideal é ficar na região por, no mínimo, uma semana. Para ir um pouco mais a fundo, o ideal é ficar de sete a dez dias. Esse tempo será suficiente para percorrer as cachoeiras mais procuradas.
♦ O que fazer em São João d´Aliança
Podendo ser considerado o “Portal da Chapada” – por ser o primeiro município da Chapada dos Veadeiros a partir de Brasília – São João d’Aliança vem crescendo bastante alavancada por esse boom turístico, que vem atingindo a Chapada nos últimos anos. A cidade conta com comércio, hospedagens, restaurantes e agências de turismo.
No entanto, impossível negar que são as belíssimas cachoeiras da região que atraem tantos turistas. São mais de cem! A seguir citarei os passeios imperdíveis de São João d’Aliança:
-
- Cachoeira do Label;
- Complexo de Cachoeiras do Rio Macaquinhos;
- Cachoeira do Dragão;
- Complexo de Cachoeiras dos Veadeiros
- Bocaina de Farias
» Cachoeira do Label
A Cachoeira do Label é a mais alta do Estado de Goiás. Com seus 187 metros de altura, sua queda forma, além da cachoeira, um complexo de piscinas naturais e atrações da reserva Bellatrix. A trilha tem em torno de 2 km e é autoguiada, mas de dificuldade alta. Seu acesso se dá pela estrada da represa do paranã a 26 Km da cidade de São Joao da Aliança. Por ser propriedade privada, é cobrada taxa de visitação.
Breve História: O nome Label vem de uma comunidade quilombola que se localizava na região do topo da cachoeira. Ainda existem vestígios da ocupação no local. O nome ficou conhecido como marco de seu povo, que após a expansão agrícola e oportunidades geradas pelos políticos locais foram oferecido lotes para os antigos moradores, que se instalaram na cidade. Aos poucos esta referência se deu por abrigar o “Povo do Label”, remanescentes de escravos refugiados ainda na época da “fomação do Forte”, que sediou a comarca dos municípios de Formosa, Cavalcante e região. O Forte tornou-se um ponto e marco histórico do Goiás por ter sido durante um período, a sede do município de Formosa e tem este nome por ser protegido pelas paredes intransponíveis da Serra do Paranã.
» Cachoeira do Dragão
A Cachoeira do Dragão é a minha favorita e, sem dúvidas, a mais radical! Primeiro, pra chegar até lá, são mais de 30 km de estrada de terra em péssimo estado – mesmo caminho que leva ao Complexo de Cachoeiras do Rio Macaquinhos. Em seguida, é preciso percorrer uma trilha extremamente desgastante: uma descida muito íngreme cheia de pedras soltas na ida, que se torna uma subida infinita na volta. Por fim, você ainda tem que percorrer 1,4 km atravessando rios a pé e a nado, no meio de cânios enormes, com risco de pedras cairem – por isso é obrigatório o uso de capacete e colete salva vidas o tempo todo.
Apesar disso tudo, não tenho dúvidas que vale muito a pena conhecer essa cachoeira. Ela é incrível! Quando você chega até a queda, parece que está em outro planeta, talvez no mundo de Jurassic Park. Por ser propriedade privada, é cobrada taxa de visitação.
✦ Clique aqui e saiba mais sobre a Cachoeira do Dragão
» Complexo de Cachoeiras dos Veadeiros
O Complexo faz parte no Sitio Divino Espírito Santo e conta com uma trilha de 2 km (ida e volta), percorrendo 3 cachoeiras – VEADEIROS I,II E III. Umas das partes mais bonitas do trajeto se encontra na segunda cachoeira, chamada de Veadeiros II: seu poço forma uma espécie de piscina natural com borda infinita. Por ser propriedade privada, é cobrada taxa de visitação.
Para mais informações, acesse o instagram deles: @complexoveadeiros.
» Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos
O Complexo de Cachoeiras do Rio Macaquinhos é um circuito onde estão localizadas belas quedas d’água. São diversas cachoeiras e poços, sendo um dos mais famosos o Poço Jump, de onde as pessoas saltam. Também existe um poço de nudismo lá, o único da região. O acesso se dá pela Rodovia que liga São João à Alto Paraíso. São mais de 30 km de estrada de terra em péssimo estado, mas vale muito a pena! Aliás, o caminho é o mesmo que leva à Cachoeira do Dragão. Por ser propriedade privada, é cobrada taxa de visitação.
» Bocaina de Farias
Também conhecida como Buraco do Farias (ou Cânion do Farias pelos praticantes do canionismo), a região leva o nome de dois rios que ali nascem: Faria e Farinha. É uma área peculiar da Serra Geral do Paranã, abrigando cachoeiras, canyons, rios e piscinas naturais. Está localizada a uma distância de 65 km da sede do município de São João d’Aliança, sendo 35 km pavimentados e 30 km em estradas de terra. Depois do trajeto de carro, caminha-se em uma trilha de aproximadamente 6 km, com médio grau de dificuldade e alguns trechos bastante íngremes.
Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então nos siga no instagram @trilhasecachoeiras para acompanhar nossas trilhas e viagens!
Espero que tenha curtido o post e tirado suas dúvidas sobre a São João d´Aliança. Pode ter certeza que essa será uma viagem incrível! Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para comentar aqui no post! Um grande abraço e que nossos caminhos se cruzem pelas trilhas da vida!