Cachoeira da Praia Grande – Paraty

  Endereço  Praia Grande de Cajaíba – REEJ, Paraty, RJ
  Distância Total  500 metros
  Tempo Total  15 minutos 
  Nível do Trajeto  Leve

 


>A CHEGADA

              A Praia Grande de Cajaíba está localizada na Reserva Ecológica Estadual da Juatinga (REEJ)na Costa Verde, no sul do Estado do Rio de Janeiro, no município de Paraty.

De carro: pra chegar a Paraty, a partir do Rio de Janeiro, acessar a rodovia BR-101, conhecida como Rio-Santos. A estrada, uma das mais belas do estado do Rio, percorre a região da Costa Verde. Do Rio até Paraty são 240 km.

        Pra chegar à praia de Paraty-Mirim a partir de Paraty, o visitante deve acessar a BR-101 em direção a São Paulo, até o km 154,5. Em seguida é necessário entrar à esquerda e seguir por uma estrada de terra (com muitos buracos em época de chuva) por aproximadamente 7 km. Em Paraty-Mirim existe estacionamento particular e algumas vagas públicas em rua. (recomendo o Estacionamento do Camping Jesus: (24) 3371-0011/0008). Do estacionamento até a praia de onde saem os barcos são menos de 15 minutos andando.

De ônibus: Ir até a rodoviária de Paraty e de lá pegar um ônibus circular até Paraty Mirim pontos de onde partem os barcos que levam a Praia Grande.

OBS: Também é possível chegar até a Praia Grande a pé, mas é um caminho muito longo e extremamente desgastante, fazendo parte da Travessia da Juatinga. (Clique aqui e leia o relato completo da travessia)

ATENÇÃO: Os postos de gasolina em Paraty não funcionam até tarde da noite. Preste atenção nisso! Se for necessário pernoitar em Paraty, recomendo o Caiçara Hostel Paraty – simples, mas com bom custo benefício para uma noite apenas.


>A TRILHA

          A trilha inicia atrás do restaurante, no canto esquerdo da praia. Ao invés de subir em direção ao Camping do Seu Altamiro, siga pra direita. A trilha é tranquila e bem demarcada. Apenas tome cuidado com uma bifurcação mais a frente. O caminho pra cachoeira é seguindo reto na trilha principal (a trilha à esquerda leva ao Camping do Seu Altamiro, pelos fundos).

           Chegando à cachoeira você pode escolher curtir o primeiro poço ou continuar subindo. Mais acima tem uma bela queda que fica bem cheia em temporada de chuva. Se continuar subindo tem uma Cachoeira Escorrega onde dá pra se divertir escorregando na pedra.

Cachoeira da Praia Grande.
Cachoeira da Praia Grande.

>CONSIDERAÇÕES FINAIS

          A Praia Grande de Cajaíba faz parte da Travessia da Juatinga, uma caminhada de longa distância, que dura em torno de cinco dias, percorrendo toda a península da Juatinga. São 39 km de percurso passando por mais de 10 praias, cercadas pela exuberante cadeia de montanhas da Serra do Mar, banhada por rios que desaguam nas praias.

         A caminhada pode ser feita no sentido Vila Oratório – Paraty Mirim, tendo início na Praia do Sono, ou no sentido oposto terminando na mesma. Pra ver o relato completo da Travessia no sentido Paraty Mirim – Vila Oratório, clique aqui!

 

 

INFORMAÇÕES:

  • Reserva Ecológica Estadual da Juatinga (REEJ): “é uma unidade de conservação da natureza localizada no extremo sul do Estado do Rio de Janeiro, no município de Paraty. São 9.797 hectares de remanescentes florestais de Mata Atlântica, restingas, manguezais e costões rochosos. Criada em 1992, a Reserva tem como objetivo proteger a biodiversidade, a paisagem e a cultura tradicional caiçara. Na unidade vivem cerca de 1500 pessoas em 15 comunidades e núcleos de ocupação localizadas ao longo da costa. Toda a área da REEJ também está inserida na Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, unidade de conservação federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. (Fonte: http://www.dapweb.org/inea/reej_t.php)

 

  • Paraty – Mirim: “localizado a 17 km do trevo de Paraty, o bairro de Paraty-Mirim possui um conjunto de atrativos naturais e históricos e foi um porto importante durante as primeiras ocupações do litoral. Lá está a Igreja mais antiga de Paraty, construída em 1720, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Paraty-Mirim. É uma igreja simples, com um só altar, sem a presença de torres e com o sino na parede lateral. Foi construída para batizar os escravos antes de serem vendidos ou leiloados. Ao lado da Igreja é possível visualizar um conjunto arquitetônico em ruínas. Além disso, a bela praia, de aproximadamente 700 metros, de águas calmas, e o rio que no meio dela deságua também são atrativos na pequena vila.Paraty-Mirim também é muito utilizada como porto de saída para outros lugares da baía de Paraty e é um dos principais locais de embarque para quem pretende visitar a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga.No cais e na praia de Paraty Mirim é possível encontrar barqueiros que fazem a travessia até o Saco do Mamanguá e as praias da REEJ localizadas na enseada da Cajaíba. Em Paraty-Mirim existem quiosques, estacionamentos particulares e algumas vagas públicas na rua, além de campings e pousadas.” (Fonte: http://www.dapweb.org/inea/reej_t.php)

 

  • Praia Grande da Cajaíba: “É a segunda maior praia da REEJ, com quase 1.000 metros de extensão. Com água cristalina e calma, nesta praia atualmente existem apenas dois núcleos familiares de população caiçara que resistiram à especulação imobiliária. Nessa localidade é possível conhecer de perto alguns atrativos culturais, como a casa de farinha, local em que os nativos beneficiam a mandioca; um caprichoso artesanato de cipó feito por uma das moradoras mais antigas da localidade, Dona Dica; o cerco flutuante, técnica tradicional de pesca artesanal; e o quintal referência em agroecologia do Sr. Altamiro. Uma caminhada de no máximo 15 minutos, em uma trilha de 500 metros, leva à bela Cachoeira da Praia Grande da Cajaíba. As famílias residentes oferecem uma estrutura de camping no quintal de suas casas e restaurantes, que servem lanches e comidas feitas com peixes e frutos do mar. A praia Grande da Cajaíba também é muito procurada para a prática de turismo náutico. Muitas embarcações saem da baía de Paraty e de Paraty-Mirim para passarem o dia no local. No canto direito da praia existe uma trilha de 3,2 km, que dá acesso à Praia Deserta, pequena praia onde existe uma casa de veraneio. O acesso à Praia Grande da Cajaíba é feito apenas de barco ou pela trilha que vem da Praia de Itaoca e a trilha que vem da Praia do Engenho, no Saco do Mamanguá. (Fonte: http://www.dapweb.org/inea/reej_t.php)

 

  • Laranjeiras: “é o entorno continental imediato da Reserva, com um condomínio particular implantado na década de 70. Um pequeno cais localizado dentro do condomínio serve de apoio para a visitação às localidades da Praia do Sono e Ponta Negra. O acesso ao condomínio é restrito e só pode ser feito por Kombis que levam os moradores e turistas desde a Vila Oratório até o pequeno cais. Em Laranjeiras existem quatro praias frequentadas pelos condôminos e por visitantes. É possível chegar às praias por trilhas que partem da portaria do condomínio e do ponto final do ônibus na Vila Oratório. As trilhas são curtas, sinalizadas, bem conservadas e ideais para quem procura um passeio agradável, com pouca gente e uma bela paisagem”(Fonte: http://www.dapweb.org/inea/reej_t.php)

 

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018
PDF24    Enviar artigo em PDF   

Deixar uma resposta

Sem comentários “Cachoeira da Praia Grande – Paraty”

All original content on these pages is fingerprinted and certified by Digiprove
Por favor, aguarde...

Junte-se a nos!

Deixe seu nome e e-mail pra que possamos enviar todas as novidades do nosso site, (relatos de trilhas, cachoeiras, dicas sobre viagens e muito mais) assim que forem sendo publicadas!! Siga também nosso instagram - @trilhasecachoeiras - e nos envie suas fotos...toda semana publicamos o \"destaque da semana\". Grande Abraço!
Translate »