Cascata Diamantina

  Endereço  Floresta da Tijuca, Alto da Boa Vista – RJ
  Distância Total  Menos de 1km
  Tempo Total  20 min
  Elevação Máxima  –
  Nível do Trajeto  Leve

 

 

 

 


>A CHEGADA

        A Cascata Diamantina está localizada dentro da Floresta da Tijuca, Setor A do Parque Nacional da Tijuca – PNT*. 

       A entrada da Floresta da Tijuca está localizada na Praça Afonso Vizeu, no Alto da Boa Vista, no meio do caminho entre os bairros da Tijuca e Barra da Tijuca, próximo ao Corpo de Bombeiros. A melhor forma para se chegar até lá é de carro, pois quem for de ônibus terá que percorrer uma grande distância a pé dentro do Parque (outra opção é ir de bicicleta). Para quem for de ônibus, as linhas que passam por lá são 301, 302 e 345.

    Dentro do Parque,  vá subindo em direção à praça central onde ficam as churrasqueiras. No caminho, vale a pena dar uma olhada na Cascatinha Taunay*, uma das atrações do Parque mais famosas. Chegando à praça siga em direção à saída do Parque, se guiando pelas placas.

OBS: A área possui churrasqueiras (A utilização delas é por ordem de chegada. Portanto, se deseja programar um evento lá, chegue muito cedo!) Lembrando que o Parque abre às 8h.

     Quando a estrada se tornar uma descida, assim que avistar uma fonte no formato de uma cabeça de leão jorrando água dentro de uma banheira e, logo à frente, uma área ampla de terra, estacione ali mesmo.

>A TRILHA

      Pra adentrar na trilha suba a mureta de concreto que fica próximo à fonte e percorra ela em direção à mata  aberta. A trilha é bem demarcada, mas não possui uma sinalização específica, pois utiliza as trilhas de outros atrativos, como a trilha que leva às Ruínas do Sítio Humaitá e ao Circuito das Grutas

        A primeira parte é bem curta e termina na altura da Gruta Gabriela, logo após a placa indicando a direção da Fazenda e Ruínas. A partir daí não há mais sinalização ou indicação correta do caminho a seguir. Identifique  “degraus” formados por raízes de árvores à esquerda da Gruta. É por ali que deve subir (o trecho pode estar escorregadio devido à umidade, então preste atenção!),

        A partir daí, seguir pelo trilha aberta sem desviar pra direita. No caminho tem uma pequena queda d´água onde dá pra se refrescar, mas ainda não é a cascata. Como não se trata de uma trilha oficial, há muitos troncos e galhos (é preferível ir com alguém que conheça o caminho).

    Mais algum tempo andando e já é possível escutar o som da água caindo. A Cascata fica dentro de uma gruta. Pra chegar até ela será preciso descer um pequeno barranco à direita que dá direto num espaço aberto em meio às rochas (muitas delas pichadas, sinal da presença humana, infelizmente).

     A Cascata Diamantina possui toda uma energia especial. Talvez por estar escondida em seu próprio “santuário”. A água  costuma estar bem gelada e escorre pela parede da gruta parecendo dançar sobre a rocha. As pequenas poças formadas por sua queda estão cheias de vida, com vários girinos se movendo sem direção.

>CONSIDERAÇÕES FINAIS*

 Abaixo disponibilizo algumas considerações e curiosidades sobre locais visitados e citados:

Parque Nacional da Tijuca (PNT): “Localizado no coração do Rio de Janeiro, com acesso pelas Zonas Norte, Sul e Oeste, o Parque Nacional da Tijuca (Parna Tijuca ou PNT) protege a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953 ha de Mata Atlântica. É o Parque Nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de três milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros de todas as idades. 

Dividido em quatro setores – Floresta,Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca, o PNT tem opções de programas para todos os públicos: desde áreas para piquenique e churrascos até voo livre, escalada, trilhas e outrasatividades. Entre os famosos cartões postais do país, estão o Morro do Corcovado, onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Vista Chinesa, a Pedra da Gávea, o Parque Lage e as Paineiras.“. Horário de Funcionamento: 7h às 17h. (Fonte: http://www.parquedatijuca.com.br/)

Se você está interessado em ajudar o meio ambiente, o Parque oferece a oportunidade de qualquer pessoa se inscrever para a equipe de Voluntários do Parque, podendo atuar em diversas atividades semanais em diferentes localidades (Floresta da Tijuca, Corcovado ou Pedra Bonita/Pedra da Gávea) ou em mutirões que ocorrem mensalmente. Para mais informações, acesse o site oficial do PNT (Link acima) ou mande uma mensagem para nós.

Cascatinha Taunay:Formada pela queda das águas do Rio Tijuca (anteriormente chamado de Maracanã-Cachoeira), do Rio Conde e de outros afluentes.Em 1817, o artista Nicolas Antoine Taunay construiu uma pequena casa perto da cascatinha. Encantando com a beleza da queda d’água, pintou belíssimos quadros e tornou-se o grande anfitrião da floresta. A casa de Taunay foi demolida em 1946. No local, foi construído o restaurante Cascatinha, porém, hoje ele está desativado. A edificação está sendo usada como base de apoio da Guarda Municipal“.(Fonte: http://www.parquedatijuca.com.br/)

Ruínas do Sítio Humaitá:O sítio era de propriedade do Barão do Bom Retiro que perdeu seu filho durante a Guerra do Paraguai (1864 – 1870), na Batalha do Humaitá, e resolveu homenageá-lo. Ainda nesse mergulho de volta ao passado colonial do Parque, a Fazenda marca uma época em que a monocultura de café dominava (e desmatava) a Floresta. Desmatamento que foi combatido com o plano de reflorestamento, iniciado por Archer e continuado pelo Barão d’Escragnolle. O Barão tinha um especial amor pela região e construiu sua casa ali, onde hoje funciona o Restaurante Os Esquilos.”. (Fonte – http://www.oeco.org.br/)

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2015

One thought on “Cascata Diamantina”

Deixar uma resposta

All original content on these pages is fingerprinted and certified by Digiprove
Por favor, aguarde...

Junte-se a nos!

Deixe seu nome e e-mail pra que possamos enviar todas as novidades do nosso site, (relatos de trilhas, cachoeiras, dicas sobre viagens e muito mais) assim que forem sendo publicadas!! Siga também nosso instagram - @trilhasecachoeiras - e nos envie suas fotos...toda semana publicamos o \"destaque da semana\". Grande Abraço!
Translate »