Cachoeira dos Primatas

Gruta dos Primatas

  Endereço  Rua Sara Vilela, Jardim Botânico, RJ
  Distância Total  1,5 km
  Tempo Total  1 hora
  Elevação Máxima  225 metros
  Nível do Trajeto  Leve

 

 

 


 

 

>A CHEGADA

    A Cachoeira dos Primatas fica no Setor B do Parque Nacional da Tijuca – PNT* e se localiza próximo às Cachoeiras do Horto.

        O início da trilha fica no final da Rua Sara Vilela, aproximadamente no número 423, no bairro Jardim Botânico. A rua é feita de paralelepípedos e assim que entrar nela siga para a esquerda até o final, onde será possível avistar uma placa delimitando o inicio da trilha. Lá é possível estacionar o carro. Caso esteja de ônibus o ideal é saltar na Rua Pacheco Leão ou na Rua Lopes Quintas e seguir a pé.

>A TRILHA

       A trilha é muito leve e seu percurso de ida não dura mais do que uns 30 minutos. A única dificuldade maior é a existência de várias bifurcações ao longo do caminho, mas como há demarcações em pedras, troncos e algumas placas, isso não se torna um problema.

OBS: É possível, através de uma das bifurcações da trilha, seguir para as Paineras* e Corcovado*, o que dura em torno de 2h30min a 3h30min. Trata-se do conjunto de trilhas que forma a Transcarioca – confira mais detalhes na seção “Considerações Finais”, ao final do artigo.

Trilha que leva à Cachoeira dos Primatas
Trilha que leva à Cachoeira dos Primatas

OBS: É importante prestar atenção na trilha, pois algumas marcações não são tão facilmente encontradas à primeira vista. (Atenção na bifurcação onde há um cano cruzando um córrego! Apesar de estar sinalizado, esse ponto gera um pouco de dúvida. Siga à esquerda!).

       Já bem próximo à cachoeira, existe uma gruta, a Gruta dos Primatas, utilizada para prática de escalada. Passando da gruta, não demora muito e já é possível escutar o barulho de água corrente.

Gruta dos Primatas
Gruta dos Primatas

     Seguindo adiante, logo acima, está a Cachoeira dos Primatas*. Dá pra continuar subindo até a parte de cima da cachoeira, mas há uma placa sinalizando perigo (Quando a cachoeira está forte não é recomendável subir)

         Em dias de abundância de água, a Cachoeira dos Primatas, que é alimentada pelo Rio do Algodão*, é, sem dúvida, uma das mais bonitas da cidade. A energia é muito boa e, de lá, é possível ver a Lagoa Rodrigo de Freitas*, um belíssimo visual. Vale muito a pena conhecer. Afinal, não só de praias vive o carioca!

Cachoeira dos Primatas  
Cachoeira dos Primatas

>CONSIDERAÇÕES FINAIS*

        Não houve a necessidade de utilizar mapa, pois percurso é curto e fácil, mas seguem abaixo algumas considerações sobre essa trilha e outros pontos de interesse.

Parque Nacional da Tijuca (PNT): “Localizado no coração do Rio de Janeiro, com acesso pelas Zonas Norte, Sul e Oeste, o Parque Nacional da Tijuca (Parna Tijuca ou PNT) protege a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953 ha de Mata Atlântica. É o Parque Nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de três milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros de todas as idades. 

Dividido em quatro setores – Floresta,Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca, o PNT tem opções de programas para todos os públicos: desde áreas para piquenique e churrascos até voo livre, escalada, trilhas e outrasatividades. Entre os famosos cartões postais do país, estão o Morro do Corcovado, onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Vista Chinesa, a Pedra da Gávea, o Parque Lage e as Paineiras.“. Horário de Funcionamento: 7h às 17h. (Fonte: http://www.parquedatijuca.com.br/)

OBS: Se você está interessado em ajudar o meio ambiente, o Parque oferece a oportunidade de qualquer pessoa se inscrever para a equipe de Voluntários do Parque, podendo atuar em diversas atividades semanais em diferentes localidades (Floresta da Tijuca, Corcovado ou Pedra Bonita/Pedra da Gávea) ou em mutirões que ocorrem mensalmente. Para mais informações, acesse o site oficial do PNT (Link acima) ou mande uma mensagem para nós.

Lagoa Rodrigo de Freitas/Cachoeira dos Primatas: “A Cachoeira dos Primatas e a Lagoa Rodrigo de Freitas foram parte de uma sesmaria outorgada em 1596. Em 1660, a antiga Lagoa de Sacopenapã e as terras adjacentes passaram à posse de Rodrigo de Freitas Mello e Castro. O nome do então proprietário perdura até os dias de hoje, mesmo tendo sido as terras desapropriadas por D. João VI, quando a Família Real chegou ao Brasil.”. (Fontehttp://www.etrilhas.com.br/)

Rio do Algodão:O rio que forma a Cachoeira dos Primatas faz parte da Bacia Hidrográfica da Lagoa Rodrigo de Freitas, sendo um dos responsáveis por sua formação e existência.  Ele á um dos afluentes do Rio dos Macacos, que atualmente foi desviado para o Canal do Jockey e deságua no mar”.(Fontehttp://www.etrilhas.com.br/)

2 thoughts on “Cachoeira dos Primatas”

Deixar uma resposta

All original content on these pages is fingerprinted and certified by Digiprove
Por favor, aguarde...

Junte-se a nos!

Deixe seu nome e e-mail pra que possamos enviar todas as novidades do nosso site, (relatos de trilhas, cachoeiras, dicas sobre viagens e muito mais) assim que forem sendo publicadas!! Siga também nosso instagram - @trilhasecachoeiras - e nos envie suas fotos...toda semana publicamos o \"destaque da semana\". Grande Abraço!
Translate »