Cachoeira do Jequitibá

Cachoeira do Jequitibá
  Endereço  Estrada da Vista Chinesa, Alto da Boa Vista – RJ
  Distância Total  menos de 1km
  Tempo Total  15 min
  Elevação Máxima  –
  Nível do Trajeto  Leve

 

 

 


>A CHEGADA

      A Cachoeira do Jequitibá* fica dentro do Parque Nacional da Tijuca – PNT*, na Estrada da Vista Chinesa, no Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro.

     Achar a entrada da trilha é um pouco complicado; fica à aproximadamente 15 minutos de carro desde a guarita de entrada do Parque (sentido Horto-Vista Chinesa); e 45 minutos a pé do último ponto de ônibus antes da subida pro Alto da Boa Vista.

     O ponto de referência que utilizei foi a placa de trânsito amarela à direita da pista, visível pra quem segue no sentido Horto-Vista Chinesa. (Ver imagem abaixo)

Mapa indicando o início da trilha
Mapa indicando o início da trilha

OBS: Lembrando que é proibido estacionar às margens da pista, e não há muitas opções de locais pra parar por ali. Portanto, caso decida ir de carro, recomendo estacionar próximo ao estacionamento da Cachoeira do Chuveiro e andar alguns minutos até a trilha.

>A TRILHA

       A trilha é bem demarcada e possui sinalização da Trilha Transcarioca (Marcas de Pegada nas cores Amarelo – indicando sentido Zona Sul – e Preto – indicando sentido Zona Oeste). Em aproximadamente 10 minutos você chega até uma bifurcação. A Cachoeira do Jequitibá fica à direita, saindo da trilha principal, que faz parte da Transcarioca (Nesse momento, não seguir a sinalização)

OBS: Seguindo adiante há uma nova bifurcação: à direita, há um imenso Jequitibá, árvore milenária que dá nome a cachoeira. Seguindo a trilha principal é possível chegar até a Cachoeira da Gruta.

Jequitibá - árvore milenária
Jequitibá – árvore milenária

       A trilha que leva até a Cachoeira do Jequitibá é curta, mas um pouco traiçoeira. Após contornar um imenso Jequitibá*, há um pequeno trecho de descida íngreme e escorregadia (Tome cuidado! Siga sem pressa!) que leva até a Cachoeira.

      A Cachoeira é bem pequena, mas o ambiente no seu entorno e amplo e revigorante. Dá pra dar uma boa relaxada por ali. Pra quem gosta de explorar, há uma bela queda d´água um pouco mais abaixo, mas cuidado que a descida é escorregadia.

Queda d´água próximo à Cachoeira do Jequitibá
Queda d´água próximo à Cachoeira do Jequitibá

>CONSIDERAÇÕES FINAIS*

Abaixo disponibilizo algumas considerações e curiosidades sobre locais visitados e citados:

Parque Nacional da Tijuca (PNT): “Localizado no coração do Rio de Janeiro, com acesso pelas Zonas Norte, Sul e Oeste, o Parque Nacional da Tijuca (Parna Tijuca ou PNT) protege a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953 ha de Mata Atlântica. É o Parque Nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de três milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros de todas as idades. 

Dividido em quatro setores – Floresta,Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca, o PNT tem opções de programas para todos os públicos: desde áreas para piquenique e churrascos até voo livre, escalada, trilhas e outrasatividades. Entre os famosos cartões postais do país, estão o Morro do Corcovado, onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Vista Chinesa, a Pedra da Gávea, o Parque Lage e as Paineiras.“. Horário de Funcionamento: 7h às 17h. (Fonte: http://www.parquedatijuca.com.br/)

Se você está interessado em ajudar o meio ambiente, o Parque oferece a oportunidade de qualquer pessoa se inscrever para a equipe de Voluntários do Parque, podendo atuar em diversas atividades semanais em diferentes localidades (Floresta da Tijuca, Corcovado ou Pedra Bonita/Pedra da Gávea) ou em mutirões que ocorrem mensalmente. Para mais informações, acesse o site oficial do PNT (Link acima) ou mande uma mensagem para nós.

Trilha Transcarioca: “A Trilha Transcarioca fortalece a conservação e recuperação dos corredores verdes unindo as principais áreas de Mata Atlântica da cidade. Um caminhante poderá cruzar toda a cidade do Rio de Janeiro por trilhas, saindo da Restinga da Marambaia e chegar até o Pão de Açúcar. Centenas de voluntários acreditam e apóiam a concretização desse grande projeto. Você também pode ajudar a tornar este sonho realidade.” (Fonte: http://transcarioca.wikiparques.org/)

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2016
PDF24    Enviar artigo em PDF   

Deixar uma resposta

One thought on “Cachoeira do Jequitibá”

All original content on these pages is fingerprinted and certified by Digiprove
Por favor, aguarde...

Junte-se a nos!

Deixe seu nome e e-mail pra que possamos enviar todas as novidades do nosso site, (relatos de trilhas, cachoeiras, dicas sobre viagens e muito mais) assim que forem sendo publicadas!! Siga também nosso instagram - @trilhasecachoeiras - e nos envie suas fotos...toda semana publicamos o \"destaque da semana\". Grande Abraço!
Translate »