Cachoeira do Jequitibá

  Endereço  Estrada da Vista Chinesa, Alto da Boa Vista – RJ
  Distância Total  menos de 1km
  Tempo Total  15 min
  Elevação Máxima  –
  Nível do Trajeto  Leve

 

 

 


>A CHEGADA

      A Cachoeira do Jequitibá* fica dentro do Parque Nacional da Tijuca – PNT*, na Estrada da Vista Chinesa, no Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro.

     Achar a entrada da trilha é um pouco complicado; fica à aproximadamente 15 minutos de carro desde a guarita de entrada do Parque (sentido Horto-Vista Chinesa); e 45 minutos a pé do último ponto de ônibus antes da subida pro Alto da Boa Vista.

     O ponto de referência que utilizei foi a placa de trânsito amarela à direita da pista, visível pra quem segue no sentido Horto-Vista Chinesa. (Ver imagem abaixo)

Mapa indicando o início da trilha

OBS: Lembrando que é proibido estacionar às margens da pista, e não há muitas opções de locais pra parar por ali. Portanto, caso decida ir de carro, recomendo estacionar próximo ao estacionamento da Cachoeira do Chuveiro e andar alguns minutos até a trilha.

>A TRILHA

       A trilha é bem demarcada e possui sinalização da Trilha Transcarioca (Marcas de Pegada nas cores Amarelo – indicando sentido Zona Sul – e Preto – indicando sentido Zona Oeste). Em aproximadamente 10 minutos você chega até uma bifurcação. A Cachoeira do Jequitibá fica à direita, saindo da trilha principal, que faz parte da Transcarioca (Nesse momento, não seguir a sinalização)

OBS: Seguindo adiante há uma nova bifurcação: à direita, há um imenso Jequitibá, árvore milenária que dá nome a cachoeira. Seguindo a trilha principal é possível chegar até a Cachoeira da Gruta.

Jequitibá – árvore milenária

       A trilha que leva até a Cachoeira do Jequitibá é curta, mas um pouco traiçoeira. Após contornar um imenso Jequitibá*, há um pequeno trecho de descida íngreme e escorregadia (Tome cuidado! Siga sem pressa!) que leva até a Cachoeira.

      A Cachoeira é bem pequena, mas o ambiente no seu entorno e amplo e revigorante. Dá pra dar uma boa relaxada por ali. Pra quem gosta de explorar, há uma bela queda d´água um pouco mais abaixo, mas cuidado que a descida é escorregadia.

Queda d´água próximo à Cachoeira do Jequitibá

>CONSIDERAÇÕES FINAIS*

Abaixo disponibilizo algumas considerações e curiosidades sobre locais visitados e citados:

Parque Nacional da Tijuca (PNT): “Localizado no coração do Rio de Janeiro, com acesso pelas Zonas Norte, Sul e Oeste, o Parque Nacional da Tijuca (Parna Tijuca ou PNT) protege a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953 ha de Mata Atlântica. É o Parque Nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de três milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros de todas as idades. 

Dividido em quatro setores – Floresta,Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca, o PNT tem opções de programas para todos os públicos: desde áreas para piquenique e churrascos até voo livre, escalada, trilhas e outrasatividades. Entre os famosos cartões postais do país, estão o Morro do Corcovado, onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Vista Chinesa, a Pedra da Gávea, o Parque Lage e as Paineiras.“. Horário de Funcionamento: 7h às 17h. (Fonte: http://www.parquedatijuca.com.br/)

Se você está interessado em ajudar o meio ambiente, o Parque oferece a oportunidade de qualquer pessoa se inscrever para a equipe de Voluntários do Parque, podendo atuar em diversas atividades semanais em diferentes localidades (Floresta da Tijuca, Corcovado ou Pedra Bonita/Pedra da Gávea) ou em mutirões que ocorrem mensalmente. Para mais informações, acesse o site oficial do PNT (Link acima) ou mande uma mensagem para nós.

Trilha Transcarioca: “A Trilha Transcarioca fortalece a conservação e recuperação dos corredores verdes unindo as principais áreas de Mata Atlântica da cidade. Um caminhante poderá cruzar toda a cidade do Rio de Janeiro por trilhas, saindo da Restinga da Marambaia e chegar até o Pão de Açúcar. Centenas de voluntários acreditam e apóiam a concretização desse grande projeto. Você também pode ajudar a tornar este sonho realidade.” (Fonte: http://transcarioca.wikiparques.org/)

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2016

One thought on “Cachoeira do Jequitibá”

Deixar uma resposta

All original content on these pages is fingerprinted and certified by Digiprove
Por favor, aguarde...

Junte-se a nos!

Deixe seu nome e e-mail pra que possamos enviar todas as novidades do nosso site, (relatos de trilhas, cachoeiras, dicas sobre viagens e muito mais) assim que forem sendo publicadas!! Siga também nosso instagram - @trilhasecachoeiras - e nos envie suas fotos...toda semana publicamos o \"destaque da semana\". Grande Abraço!
Translate »