Cachoeira do Chuveiro

  Endereço  Estrada da Vista Chinesa, Alto da Boa Vista – Rio de janeiro
  Distância Total  menos de 1 km
  Tempo Total  30 min
  Elevação Máxima  –
  Nível do Trajeto  Leve

 

 

 

 

 


>A CHEGADA

        As Cachoeiras do Horto ficam na Estrada da Vista Chinesa, logo após a guarita de entrada do Parque Nacional da Tijuca – PNT*, no Alto da Boa Vista. Para chegar lá, há duas opções:

     A primeira – pelo Jardim Botânico, seguir pela Rua Pacheco Leão, sempre sentido Horto (há placas indicando a direção). Em um determinado momento há uma bifurcação: pegue a direita entrando na Estrada Dona Castorina que sobe em direção ao Alto da Boa Vista. Logo após passar a guarita que delimita a entrada do Parque da Tijuca você avistará uma queda d´água próximo à uma pracinha que beira a estrada. Não há estacionamento, mas todos costumam deixar os carros enfileirados paralelos à mureta.

OBS: As linhas de ônibus 124 / 409 / 416 tem como ponto final a bifurcação de que falamos anteriormente. A partir daí será preciso seguir a pé por aproximadamente 25 minutos.

      A segunda opção é pra quem vem da Zona Oeste ou da Zona Norte. Nesse caso será preciso subir o Alto da Boa Vista e seguir até a altura do Corpo de Bombeiros. A partir daí há placas indicando o caminho que leva à Estrada da Vista Chinesa, no sentido Jardim Botânico. Passando por uma guarita de entrada do Parque Nacional da Tijuca, estará no caminho correto. (São muitas curvas, subidas e descidas o que torna o caminho demorado. Por isso recomendo ir pelo Jardim Botânico!)

 

>A TRILHA

       O início da trilha fica próximo à uma pracinha e está bem indicado por uma grande placa do Parque da Tijuca com detalhes e mapa do percurso. Ainda, no local, há uma queda d´água proveniente da Cachoeira do Quebra com seu grande poço logo abaixo onde algumas pessoas aproveitam para se refrescar ou simplesmente lavar os pés.

Cachoeira do Quebra

       A trilha  em si é muito leve e seu percurso de ida não dura mais do que uns 20 minutos. A única dificuldade maior é a existência de trechos onde é preciso andar na rocha o que, em dias chuvosos prejudica bastante a passagem. Mas nada que preocupe , pois há degraus, cabos e correntes pra auxiliar a passagem nesses pontos. O destaque fica pra uma mini escalada em meio às raízes de uma árvore. Esse trecho dificulta bastante a ida à cachoeira de pessoas com limitações físicas.

Trilha que leva à Cachoeira do Horto

     Passado esse ponto, bastam alguns passos até que seja possível visualizar a Cachoeira do Chuveiro e seu belo entorno. Geralmente há muitas pessoas no local, mas como o espaço é amplo o ambiente não fica conturbado. Muitos casais e famílias arrumam seu próprio cantinho pra relaxar, se alimentar e aproveitar o ambiente.

     A cachoeira em si, uma das mais conhecidas da cidade, é bem concorrida, principalmente para fotos. Apesar disso, vale a pena aguardar pela oportunidade de curtir essa queda. O formato da cachoeira é bem curioso, ela cai dentro de uma cavidade na rocha que lembra um box de chuveiro e por isso só permite que poucas pessoas por vez aproveitam o seu espaço. O lado bom é ter seu próprio momento pra aproveitar a energia que vem das suas águas e das rochas geladas que a cercam.

Cachoeira do Chuveiro

>CONSIDERAÇÕES FINAIS*

      Não houve a necessidade de utilizar mapa, pois percurso é curto e fácil. Mais abaixo, algumas considerações sobre essa trilha e outros pontos de interesse:

Parque Nacional da Tijuca (PNT): “Localizado no coração do Rio de Janeiro, com acesso pelas Zonas Norte, Sul e Oeste, o Parque Nacional da Tijuca (Parna Tijuca ou PNT) protege a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953 ha de Mata Atlântica. É o Parque Nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de três milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros de todas as idades. 

Dividido em quatro setores – Floresta,Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca, o PNT tem opções de programas para todos os públicos: desde áreas para piquenique e churrascos até voo livre, escalada, trilhas e outrasatividades. Entre os famosos cartões postais do país, estão o Morro do Corcovado, onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Vista Chinesa, a Pedra da Gávea, o Parque Lage e as Paineiras.“. Horário de Funcionamento: 7h às 17h. (Fonte: http://www.parquedatijuca.com.br/)

Horto Florestal: “O Horto Florestal é uma área de produção de mudas, principalmente de espécies ameaçadas de extinção e florestais nativas, com ênfase nas oriundas da Mata Atlântica.” (Fonte: http://aplicacoes.jbrj.gov.br/pesquisa/horto/horto.htm)

Vista ChinesaA Vista Chinesa é um mirante em estilo chinês localizado no bairro do Alto da Boa Vista[1] , na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É um importante ponto turístico da cidade. O monumento está localizado dentro da Floresta da Tijuca. (Fonte: www.wikipedia.com)

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2015

Deixar uma resposta

All original content on these pages is fingerprinted and certified by Digiprove
Por favor, aguarde...

Junte-se a nos!

Deixe seu nome e e-mail pra que possamos enviar todas as novidades do nosso site, (relatos de trilhas, cachoeiras, dicas sobre viagens e muito mais) assim que forem sendo publicadas!! Siga também nosso instagram - @trilhasecachoeiras - e nos envie suas fotos...toda semana publicamos o \"destaque da semana\". Grande Abraço!
Translate »